O Rio Open, um dos principais torneios de tênis do Brasil, começou com grandes emoções nesta segunda-feira (16). E entre as diversas partidas disputadas, uma dupla brasileira se destacou: João Fonseca, de apenas 19 anos, e Marcelo Melo, experiente com 42 anos, estrearam com vitória na competição de duplas.
O jovem carioca, atualmente o 38º colocado no ranking de simples da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), mostrou mais uma vez seu talento nas quadras, mas dessa vez na modalidade de duplas. Ao lado do mineiro Marcelo Melo, número 59 do mundo nas duplas e ex-líder do ranking em 2015, eles venceram a dupla formada pelo argentino Ramón Burruchaga e pelo italiano Andrea Pellegrino por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4.
Essa vitória é ainda mais especial para João Fonseca, que não está acostumado a jogar como duplista. Já para Marcelo Melo, é uma conquista a mais em sua carreira, já que ele foi campeão do Rio Open no ano passado, ao lado do gaúcho Rafael Matos.
Inicialmente, João e Marcelo enfrentariam a dupla formada pelo bósnio Damir Dzumhur e pelo francês Alexandre Müller. No entanto, minutos antes da partida, a organização informou que Müller desistiu do torneio devido a uma lesão muscular. Com isso, Burruchaga e Pellegrino foram chamados de última hora para substituí-los.
Burruchaga, que é filho do ex-jogador de futebol e campeão mundial pela Argentina em 1986, Jorge Burruchaga, também está na chave principal de simples. Já Pellegrino caiu no qualifying, fase preliminar que reúne atletas de menor posição no ranking da ATP, no último domingo (15), sendo derrotado pelo lituano Villius Gaubas.
Nas quartas de final, a dupla brasileira enfrentará quem passar no confronto entre os argentinos Andrés Molteni (24º) e Máximo González (31º) e a parceria do equatoriano Gonzalo Escobar (76º) com o holandês Jean-Julien Rojer (85º). A data e horário da partida ainda serão definidos pela organização.
Além do torneio de duplas, João também está na disputa de simples. Sua estreia será em um duelo 100% brasileiro, contra o cearense Thiago Monteiro, número 208 do mundo e que já chegou a ocupar o 61º posto em 2022. A previsão é que a partida ocorra nesta terça-feira (17), em horário e quadra a serem definidos.
O Rio Open é um torneio de nível 500, o terceiro em importância e valor de pontuação no calendário, ficando atrás apenas dos torneios nível 1000 e dos Grand Slams, que são os quatro maiores eventos do tênis mundial: Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open.
Desde sua primeira edição em 2014, o Rio Open tem sido um grande sucesso e tem se consolidado como um dos principais eventos do tênis no Brasil. Além de trazer grandes nomes do esporte, a competição também incentiva e valoriza os atletas brasileiros, dando oportunidades para que eles possam mostrar todo o seu talento e representar o país nas quadras.
Para o jovem João Fonseca, essa é mais uma oportunidade de mostrar seu potencial e conquistar novos fãs e admiradores. E para Marcelo Melo, é mais uma chance de adicionar mais um título em sua carreira brilhante. Juntos, eles formam uma dupla forte e promiss






