O mesatenista carioca Hugo Calderano, atual número 3 do mundo, mostrou mais uma vez sua habilidade e conquistou o título da Copa América neste domingo (1º). O torneio, disputado em São Francisco, na Califórnia (EUA), contou com a participação de grandes nomes do tênis de mesa das Américas, mas foi Calderano quem se destacou e levou o troféu para casa.
Além do título continental, o mesatenista garantiu sua presença na Copa do Mundo em Macau, na China, onde foi campeão no ano passado. Invicto na Copa América, Calderano enfrentou na final o anfitrião Kanak Jha, atual 21º no ranking mundial. Em uma partida emocionante, o brasileiro venceu por 4 sets a 1, com parciais de 11/8, 6/11, 12/10, 11/9 e 11/9.
“Foi uma boa partida. Kanak teve um ótimo ano no ano passado, é um dos melhores jogadores do mundo. Eu sabia que seria um jogo difícil, ainda mais jogando em casa, onde ele conhece o local melhor do que eu. Estou feliz por conquistar esse título, vencer a Copa Pan-Americana e ir para casa com o troféu”, comemorou Calderano após a vitória.
Além da decisão do título, Calderano também enfrentou o argentino Horacio Cifuentes na semifinal. Sem dificuldades, o brasileiro venceu por 4 sets a 0 (11/5, 11/6, 11/8 e 11/4). Já na competição feminina, a brasileira Bruna Takahashi, atual 20ª no ranking, chegou até a semifinal, mas acabou sendo eliminada pela americana Amy Wang, atual 39ª no ranking, em uma partida disputada por 4 sets a 1 (13/11, 11/3, 3/11, 15/13 e 12/10).
Apesar da eliminação, Takahashi garantiu sua vaga na Copa do Mundo de Macau por ter chegado às semifinais da Copa América. O Mundial de Macau acontecerá entre os dias 30 de março e 5 de abril.
Outros resultados
A irmã mais nova de Bruna, Giulia Takahashi, também participou da Copa América, mas acabou sendo eliminada nas quartas de final após uma derrota para a canadense Mo Zhang por 4 sets a 0 (13/11, 11/5, 11/8 e 11/5). No mesmo dia, a brasileira Karina Shiray também foi eliminada nas oitavas de final, após perder para a americana Amy Wang por 4 sets a 0. No masculino, o brasileiro Guilherme Teodoro também caiu nas oitavas, diante do anfitrião Kanak Jha, que venceu por 4 sets a 1.
A Copa América de tênis de mesa é um importante torneio que reúne os melhores jogadores das Américas. Além de ser uma oportunidade para os atletas mostrarem seu talento e conquistarem títulos, a competição também é uma forma de garantir vagas em outras competições importantes, como a Copa do Mundo.
O Brasil tem se destacado cada vez mais no cenário do tênis de mesa, com atletas como Hugo Calderano, Bruna Takahashi e outros nomes promissores. A conquista de Calderano na Copa América é mais um exemplo do talento e dedicação desses atletas, que têm levado o nome do país para o topo do ranking mundial.
Além disso, a vitória de Calderano na Copa América é um incentivo para os jovens que estão começando a praticar o esporte. O mesatenista carioca é um exemplo de superação e determinação, tendo começado a jogar t






