A Euronext, uma das principais plataformas de negociação de ações da Europa, anunciou recentemente os resultados da revisão trimestral do PSI (Portuguese Stock Index) referente a dezembro de 2025. E a boa notícia é que a plataforma decidiu manter a composição do PSI inalterada. Isso significa que as 16 empresas que compõem o índice permanecerão as mesmas, incluindo a Teixeira Duarte, que entrou este ano.
Essa decisão da Euronext é um reflexo da estabilidade e solidez do mercado de ações português, que tem apresentado um bom desempenho nos últimos anos. O PSI é um índice que reflete o desempenho das principais empresas listadas na Bolsa de Valores de Lisboa, e sua manutenção é um sinal de confiança e credibilidade no mercado.
A entrada da Teixeira Duarte no PSI, em janeiro deste ano, foi um marco importante para a empresa, que é uma das maiores construtoras e engenharias de Portugal. A inclusão no índice é um reconhecimento do seu crescimento e sucesso no mercado, e também traz mais visibilidade e liquidez para suas ações.
Além da Teixeira Duarte, o PSI é composto por outras grandes empresas portuguesas, como a EDP, Galp Energia, Jerónimo Martins e NOS. Juntas, essas empresas representam cerca de 75% do valor de mercado da Bolsa de Valores de Lisboa.
A manutenção da composição do PSI também é uma boa notícia para os investidores, que podem continuar confiando no desempenho dessas empresas e no mercado de ações português como um todo. Com a estabilidade do índice, os investidores podem ter mais segurança em suas decisões de investimento e aproveitar as oportunidades de crescimento do mercado.
Além disso, a manutenção do PSI também é um sinal positivo para a economia portuguesa como um todo. Um mercado de ações forte e estável é um indicador de um país com um ambiente de negócios favorável e com empresas sólidas e bem-sucedidas. Isso pode atrair mais investimentos estrangeiros e impulsionar o crescimento econômico do país.
A Euronext também anunciou que, a partir de janeiro de 2026, o PSI passará a ser composto por 20 empresas, em vez das atuais 16. Essa mudança tem como objetivo aumentar a diversificação do índice e refletir melhor a economia portuguesa. A inclusão de mais empresas também pode atrair mais investidores e aumentar a liquidez do mercado de ações português.
Em resumo, a manutenção da composição do PSI e a entrada da Teixeira Duarte no índice são notícias positivas para o mercado de ações português. Isso demonstra a força e a estabilidade do mercado, além de trazer mais confiança e segurança para os investidores. Com a economia portuguesa em crescimento e um ambiente de negócios favorável, o futuro do mercado de ações do país parece promissor.





