A Copa do Mundo é o maior evento do futebol mundial e a cada quatro anos, milhões de pessoas se reúnem para torcer por suas seleções favoritas. Em 2026, teremos uma edição especial, sediada em três países: Canadá, México e Estados Unidos. E nesta terça-feira (25), a Fifa divulgou a divisão dos potes para o sorteio dos grupos da primeira fase, que será realizado no dia 5 de dezembro em Washington (EUA).
A seleção brasileira, que atualmente ocupa a quinta posição no ranking da Fifa, está no pote 1, junto dos outros cabeças de chave da competição. Isso significa que o Brasil terá um caminho teoricamente mais fácil na fase de grupos, evitando confrontos com seleções mais fortes.
Os procedimentos do sorteio final estabelecem que os países-sede – Canadá, México e Estados Unidos – serão alocados no pote 1. As outras 39 seleções classificadas serão distribuídas nos quatro potes restantes, de acordo com o Ranking Mundial Masculino da Fifa publicado no dia 19 de novembro de 2025. Por fim, as duas vagas referentes ao torneio de repescagem da Copa do Mundo de 2026, assim como as quatro vagas da repescagem europeia, serão alocadas no pote 4.
No pote 1, além do Brasil, estão as seleções de Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha, entre outras. Já no pote 2, temos Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, entre outras. No pote 3, estão Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, entre outras. E no pote 4, temos Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçau, Haiti, Nova Zelândia, além das vagas da repescagem europeia e do Torneio Classificatório da FIFA.
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro, a partir das 14h (horário de Brasília). Será um momento de grande expectativa para os torcedores, que estarão ansiosos para saber quais serão os adversários de suas seleções na fase de grupos.
Além disso, a Fifa também divulgou que o sorteio será realizado de forma diferente das edições anteriores. Serão 12 grupos com quatro seleções cada, sendo que os países-sede serão alocados automaticamente nos grupos A, B e C. Isso significa que o Brasil, por exemplo, poderá enfrentar qualquer uma das outras 39 seleções classificadas, exceto Canadá, México e Estados Unidos.
A Copa do Mundo de 2026 promete ser uma edição histórica, com a participação de três países-sede e um total de 48 seleções. Será a primeira vez que a competição terá esse formato, o que aumenta ainda mais a expectativa dos torcedores e a emoção dos jogos.
Além disso, essa edição também será marcada pela tecnologia, com a utilização do VAR (árbitro de vídeo) em todas as partidas. Essa é uma grande evolução no futebol e tem como objetivo garantir mais justiça e precisão nas decisões dos árbitros.
A Copa do Mundo é um evento que vai além do futebol, é uma celebração da união entre os povos, da diversidade cultural e da paixão pelo esporte. É um momento em que as diferenças são deixadas de lado e todos se unem em torno de um objetivo em comum: torcer pela sua seleção.
E para os brasileiros, essa edição tem um sabor especial, já que o






