Medalhista de ouro no tiro com arco nos Jogos Universitários Brasileiros de Natal, Fábio Klier é um exemplo de perseverança e dedicação ao esporte. Com apenas 21 anos, ele já conquistou importantes títulos e sonha em representar o Brasil nas Olimpíadas.
A história de Fábio com o tiro com arco é um pouco diferente do usual. Ao invés de seguir os passos dos pais, foi ele quem os apresentou à modalidade. Seu pai foi seu companheiro nos primeiros anos de descoberta do esporte e sua mãe, que já era professora de educação física, acabou se tornando sua técnica. Com o apoio e incentivo dos pais, Fábio seguiu em frente com seu sonho de se tornar um grande atleta do tiro com arco.
Durante sua participação nos JUBs de Natal, Fábio conquistou o ouro no arco recurvo masculino, mostrando toda a sua habilidade e talento na modalidade. Seus pais, que ficaram torcendo à distância em Belo Horizonte, ficaram muito orgulhosos de ver seu filho alcançando seus objetivos.
Atualmente, Fábio é estudante do sétimo período de engenharia da computação na PUC-MG e concilia seus estudos com os treinos. Ele conta que a rotina ficou um pouco mais fácil depois de concluir o ensino médio, pois pôde adaptar seus horários de estudo para se encaixar melhor nos treinos. Mesmo assim, a dedicação e disciplina são fundamentais para conseguir conciliar os estudos e o esporte.
A dedicação ao tiro com arco já rendeu bons resultados para Fábio. Em 2023, em sua primeira viagem internacional, ele conquistou o ouro individual em Buenos Aires, acompanhado de seus pais. No ano seguinte, foi convidado pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco para participar de uma competição sul-americana em Guayaquil (Equador), onde conquistou o bronze individual e o ouro na dupla mista. Essas conquistas mostram o talento e a perseverança desse jovem atleta.
O próximo grande sonho de Fábio é competir nas Olimpíadas. Ele sabe que não será uma tarefa fácil, mas está empenhado em se dedicar cada vez mais para alcançar esse objetivo. Para isso, ele se espelha na carreira do atual campeão brasileiro Marcus Vinícius D’Almeida, que representou o país nos Jogos Olímpicos de Paris. Fábio e Marcus competem na mesma categoria, o arco recurvo, e Fábio admira muito o talento e os resultados do seu ídolo.
Para Fábio, não há competição igual às Olimpíadas. Ele sabe que é necessário muita preparação e foco para alcançar bons resultados nesse evento tão importante. Por isso, ele se dedica continuamente aos treinos, ciente de que cada ciclo e microciclo é fundamental para estar no melhor nível possível quando chegar o momento de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos.
A primeira edição dos JUBs com competições de tiro com arco foi em Natal, e Fábio não poderia ter estreado de forma melhor. Ele conquistou o ouro no arco recurvo masculino, mostrando sua superioridade e habilidade na modalidade. Além disso, Fábio deseja participar das próximas edições dos JUBs, tanto individualmente quanto em dupla, sempre visando novas conquistas e evolução como atleta.
O jovem atleta é um exemplo de dedicação e superação. Seu amor pelo esporte e sua determinação em alcançar seus objetivos são inspiradores para todos que o conhecem e para aqueles que desejam trilhar um caminho de sucesso no esporte






