O tênis de mesa brasileiro voltou a brilhar nas Américas. O carioca Hugo Calderano e a paulista Bruna Takahashi conquistaram o título de duplas mistas no Campeonato Pan-Americano, realizado nesta terça-feira (14) em Assunção, no Paraguai. Essa é a terceira vez na temporada que a dupla, carinhosamente apelidada de Calderashi pelos fãs, sobe no lugar mais alto do pódio.
Com uma performance impecável, os brasileiros venceram com facilidade os porto-riquenhos Steven Moreno e Brianna Burgos por 3 sets a 0, em uma partida que durou pouco mais de 20 minutos. O resultado não poderia ser diferente: a dupla brasileira é composta pelo número 3 do mundo, Hugo Calderano, e pela 19ª colocada no ranking feminino, Bruna Takahashi.
Em uma postagem nas redes sociais, Calderano comemorou o título e elogiou a performance da dupla ao longo do torneio. “Foi um jogo muito bom, estamos muito felizes com esse título, é um campeonato muito importante. Feliz com nossa performance ao longo do torneio e na final também”, disse o atleta.
No entanto, a comemoração não durou muito tempo. Na manhã seguinte, os dois competiram nas categorias individuais e se classificaram para as finais. Calderano garantiu sua vaga ao vencer o chileno Nicolas Burgos por 4 sets a 2, enquanto Takahashi teve um jogo mais acirrado contra a canadense MO Zhang, mas saiu vitoriosa com o mesmo placar.
As finais de simples começam a partir das 18h (horário de Brasília) e prometem ser emocionantes. Calderano, que é tetracampeão consecutivo do Pan-Americano, vai em busca do hexa contra o vencedor da semifinal entre o argentino Horacio Cifuentes e o americano Kanak Jha. Já Takahashi, que nunca conquistou um título do Pan, terá pela frente a porto-riquenha Adriana Diaz, tricampeã do torneio.
Além da vitória na dupla mista, os brasileiros ainda têm mais chances de subir no pódio. Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro disputam a final de duplas masculinas contra os chilenos Nicolas Burgos e Gustavo Gomes, às 17h. E a delegação brasileira ainda conta com outros seis atletas (metade em cada gênero) que lutam pelo título até o próximo domingo (19).
O desempenho do tênis de mesa brasileiro no Campeonato Pan-Americano é um motivo de orgulho e inspiração. O esporte vem crescendo cada vez mais no país, contando com atletas talentosos e dedicados. Hugo Calderano, por exemplo, é o primeiro mesatenista brasileiro a conquistar uma vaga nas quartas de final em uma Olimpíada, além de ser o primeiro latino-americano a chegar entre os dez melhores do mundo.
Além disso, a dobradinha entre Calderano e Takahashi mostra que o Brasil tem uma nova geração de atletas promissores no tênis de mesa, prontos para disputar com os melhores do mundo. A parceria entre os dois tem dado resultados positivos e a dupla promete continuar brilhando nos próximos campeonatos.
É importante ressaltar também o apoio e investimento que o esporte vem recebendo no país. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) tem trabalhado em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para desenvolver e aprimorar o tênis de mesa no Brasil. E resultados como o do Pan-Americano mostram que esse investimento está dando frutos.
O título






