O técnico da seleção masculina de futebol, Carlo Ancelotti, teve que fazer uma segunda troca na lista de convocados para os amistosos contra Japão e Coreia do Sul. No último domingo (5), o goleiro John, do Nottingham Forest, da Inglaterra, foi chamado para substituir Ederson, do Fenerbahçe, da Turquia, que se machucou durante um treino no sábado (4).
John, de 29 anos, chegou ao futebol inglês no final de agosto, após ser negociado pelo Botafogo. Essa é a primeira convocação do goleiro para a seleção principal. Em 2013, quando defendia o Santos, ele representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano sub-17, ao lado de nomes como Léo Pereira (hoje no Flamengo), Arthur (Grêmio) e Thiago Maia (Internacional).
Revelado pelo Santos, John também jogou em Portuguesa Santista, Internacional e Valladolid, da Espanha, antes de chegar ao Botafogo e ser decisivo nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em 2024. Porém, ele só fez um jogo pelo Nottingham Forest até o momento, na derrota por 3 a 2 para o Swansea City, pela Copa da Liga Inglesa, no dia 17 de setembro.
Além de John, Ancelotti conta com Hugo Souza, do Corinthians, e Bento, do Al Nassr, da Arábia Saudita, como opções para o setor de goleiros nos amistosos contra Japão e Coreia do Sul. Bento foi o primeiro jogador a se apresentar ao técnico italiano em Seul, capital sul-coreana, onde a delegação ficará concentrada antes do jogo com os donos da casa, na sexta-feira (10), às 8h (horário de Brasília), no Sangam Stadium. Já no dia 14, às 7h30, será a vez de enfrentar os japoneses no Ajinomoto Stadium, em Tóquio.
A outra mudança na convocação original de Ancelotti também foi por motivos médicos. Na quinta-feira (2), o lateral Vitinho, do Botafogo, foi chamado para substituir Vanderson, do Mônaco, que se machucou durante o empate por 2 a 2 com o Manchester City, da Inglaterra, pela Liga dos Campeões, na quarta-feira (1).
Infelizmente, também neste domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a saída de Ramon Menezes do comando da seleção masculina sub-20. O treinador deixou o cargo após a eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo da categoria, disputada no Chile.
No último sábado, o Brasil perdeu por 1 a 0 para a Espanha, no Estádio Nacional de Santiago, e se despediu da competição sem conquistar nenhuma vitória. Apesar da eliminação precoce, é importante reconhecer o esforço e dedicação dos jogadores e da comissão técnica, que enfrentaram dificuldades como pouco tempo para treinar e se preparar para o torneio.
O próprio Ramon Menezes lamentou as dificuldades enfrentadas pela equipe. “O torcedor também fica triste e chateado, mas às vezes ele não entende as dificuldades que passamos. Tivemos pouco tempo para trabalhar e treinar, se não nem esses atletas teriam sido liberados. Nós nos apresentamos no dia 22 de setembro e nossa estreia já era no dia 28”, declarou o treinador em entrevista ao site da CBF.
É importante ressaltar que, apesar da eliminação, a participação da seleção sub-20 na Copa do Mundo é uma oportunidade para os jogadores ganharem experiência e se desenvolverem como atlet






