Faleceu na última terça-feira (16), aos 96 anos, a atriz e comediante brasileira, Maria Clara Machado. Ela estava internada no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, e a causa da morte não foi divulgada. A notícia foi confirmada por sua filha, a também atriz Maria Clara Gueiros.
Maria Clara Machado era uma das artistas mais queridas e respeitadas do Brasil. Com uma carreira de mais de 70 anos, ela deixou sua marca na televisão, no teatro e no cinema. Sua partida deixa um vazio no coração de todos que tiveram a oportunidade de conhecer e admirar seu talento e sua personalidade única.
Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1924, Maria Clara iniciou sua carreira no teatro em 1946, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Sua primeira peça foi “A Bruxinha que era Boa”, que se tornou um grande sucesso e a levou a receber o prêmio de melhor atriz do ano. A partir daí, ela se tornou uma figura constante nos palcos cariocas, atuando em diversas peças e revistas.
Em 1952, Maria Clara entrou para a televisão, sendo uma das pioneiras na atuação no meio. Seu primeiro trabalho foi na TV Tupi, onde participou de programas como “TV de Vanguarda” e “Câmera Um”. Mas foi na década de 1970 que ela conquistou o público brasileiro ao interpretar a personagem Dona Bela na “Escolinha do Professor Raimundo”, programa que se tornou um clássico da televisão brasileira.
Além de seu talento como atriz, Maria Clara também se destacou como autora de teatro. Em 1955, ela fundou o Teatro Tablado, que se tornou uma das mais importantes escolas de teatro do país. Lá, ela escreveu diversas peças infantis, que encantaram gerações de crianças brasileiras. Entre suas obras mais conhecidas estão “Pluft, o Fantasminha”, “O Rapto das Cebolinhas” e “O Cavalinho Azul”.
No cinema, Maria Clara atuou em mais de 20 filmes, entre eles “A Grande Cidade” (1966), “O Homem Nu” (1968) e “O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão” (1977). Seu último trabalho nas telonas foi em 2019, no filme “A Dona do Pedaço”, onde interpretou a personagem Maria da Paz na fase jovem.
Maria Clara Machado deixa um legado imensurável para a cultura brasileira. Sua carreira é marcada por personagens marcantes e um talento inegável. Sua partida deixa saudades, mas seu trabalho continuará vivo e inspirando novas gerações de artistas.
A atriz e comediante será sempre lembrada como uma mulher forte, determinada e cheia de amor pela arte. Seu sorriso e sua alegria de viver serão eternamente lembrados por todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-la.
Neste momento de despedida, nos resta agradecer por tudo que Maria Clara Machado nos proporcionou e desejar que seu espírito alegre e iluminado encontre a paz merecida. Que sua memória seja sempre celebrada e que seu exemplo de dedicação e paixão pela arte continue inspirando a todos nós. Descanse em paz, Maria Clara. Obrigada por tudo!






