Pela terceira vez em sua história, o Flamengo está garantido nas semifinais da Copa Libertadores da América. Mesmo com uma atuação abaixo do esperado na partida contra o Estudiantes, o rubro-negro carioca contou com a estrela do goleiro Rossi para sair vitorioso nos pênaltis e garantir a classificação.
O jogo foi marcado por uma proposta de jogo pouco inspirada do Flamengo, que não conseguiu colocar em prática seu estilo de toque de bola e controle das ações. Com isso, permitiu que o Estudiantes, que precisava da vitória para seguir na competição, apostasse nos lançamentos para Carrillo, seu centroavante, que levava vantagem nas disputas aéreas contra a defesa rubro-negra.
Além disso, a marcação frouxa no meio campo acabou favorecendo a aproximação dos jogadores argentinos, que exploraram bem os espaços. O resultado disso veio aos 46 minutos do primeiro tempo, quando Nuñez cruzou na área e a bola sobrou para Benedetti, que acertou um belo chute de primeira e abriu o placar para o Estudiantes.
Mesmo com a desvantagem, o Flamengo não conseguiu reagir na etapa final e ofereceu ainda mais espaço para o adversário. Aos 27 minutos, quase viu sua eliminação se concretizar, quando a LDU chegou a marcar o segundo gol, mas o lance foi anulado pelo VAR, por posição irregular do lateral do time equatoriano.
Com o placar empatado, a vaga teve que ser decidida nos pênaltis. E foi aí que brilhou a estrela do goleiro Rossi, que defendeu duas cobranças e garantiu a vitória rubro-negra por 4 a 2. Agora, o Flamengo terá pela frente o Racing nas semifinais da Libertadores.
Enquanto o Flamengo comemora a classificação, quem se despede da competição é o São Paulo. Mesmo contando com o apoio de sua torcida no Morumbi lotado, a equipe do técnico Hernán Crespo não conseguiu reverter a desvantagem de 2 a 0 sofrida na partida de ida e acabou sendo derrotada por 1 a 0 pela LDU.
O time paulista começou a partida pressionando em busca dos gols que lhe dariam a classificação. No entanto, esbarrou nas boas defesas do goleiro da LDU. E aos 40 minutos do primeiro tempo, viu sua situação se complicar ainda mais, quando o adversário encaixou um rápido contra-ataque e Medina abriu o placar.
Na etapa final, o São Paulo continuou tentando, mas se desorganizou e não conseguiu furar a sólida defesa equatoriana. Com isso, a LDU garantiu sua vaga nas semifinais, onde terá como adversário o Palmeiras.
Falando no verdão paulista, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira teve a classificação mais tranquila entre os times brasileiros. Após ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0, o Palmeiras voltou a derrotar o River Plate, desta vez por 2 a 0, no Allianz Parque, e garantiu sua vaga nas semifinais.
Outro time brasileiro que também se classificou foi o Fluminense, mas para a Copa Sul-Americana. No entanto, o tricolor carioca acabou sendo eliminado na fase seguinte, cedendo um empate ao Lanús em casa e sendo derrotado por 3 a 1 na Argentina.
Com isso, restam três equipes brasileiras na disputa pelas principais competições continentais. Na Copa Libertadores, Flamengo, Palmeiras e São Paulo lutam pela busca da tão sonhada Gl






