As principais praças europeias encerraram a sessão desta quarta-feira (21) em terreno misto, com alguns índices registrando ganhos e outros apresentando perdas. No entanto, o destaque do dia ficou por conta do PSI, principal índice da Bolsa de Valores de Lisboa, que fechou em alta impulsionado pelos bons resultados da EDP Renováveis.
O PSI encerrou o dia com uma valorização de 0,5%, atingindo os 5.300 pontos. Esse desempenho positivo foi impulsionado principalmente pela EDP Renováveis, que registrou uma alta de 2,5%. A empresa, que é uma das líderes mundiais em energia renovável, apresentou um forte crescimento em seus resultados trimestrais, o que animou os investidores e impulsionou o índice.
Além disso, outros destaques positivos do dia foram a Galp Energia, que subiu 1,3%, e a Jerónimo Martins, com uma alta de 0,9%. Já do lado das perdas, a Mota-Engil foi a que mais se destacou, com uma queda de 1,5%.
Na Europa, o cenário foi um pouco mais misto. O índice alemão DAX fechou em queda de 0,3%, enquanto o francês CAC 40 registrou uma leve alta de 0,1%. Já o britânico FTSE 100 apresentou uma queda de 0,4%.
Os investidores seguem atentos aos desdobramentos da pandemia de Covid-19 e suas consequências na economia mundial. No entanto, a expectativa de uma recuperação econômica impulsionada pela vacinação em massa e pelos estímulos fiscais dos governos tem trazido otimismo ao mercado.
Além disso, a temporada de resultados trimestrais das empresas tem sido um fator importante para a movimentação dos índices. No geral, os resultados têm sido positivos, o que reforça a confiança dos investidores na recuperação econômica.
No cenário internacional, os investidores também estão atentos às negociações entre os Estados Unidos e a China, que têm apresentado avanços nas últimas semanas. A expectativa é de que um acordo comercial entre as duas potências seja benéfico para a economia global.
No mercado de câmbio, o euro se manteve estável em relação ao dólar, cotado a 1,20 dólares. Já o petróleo apresentou uma leve queda, com o barril do Brent sendo negociado a 65 dólares.
Apesar das incertezas e volatilidade do mercado, o fechamento positivo do PSI e o bom desempenho da EDP Renováveis trazem um sentimento de otimismo para os investidores. A empresa tem se destacado no mercado de energia renovável e apresenta um forte potencial de crescimento, o que a torna uma opção atraente para os investidores.
Além disso, o desempenho positivo do PSI mostra a resiliência da economia portuguesa em meio à crise provocada pela pandemia. O país tem se destacado no combate à Covid-19 e na recuperação econômica, o que tem atraído a atenção dos investidores.
Com isso, a expectativa é de que o mercado de ações continue apresentando movimentos positivos nos próximos dias, impulsionado pelos bons resultados das empresas e pela confiança na recuperação econômica. No entanto, é importante que os investidores se mantenham atentos às notícias e aos possíveis impactos da pandemia e de outros fatores externos no mercado.