As bolsas de valores são um reflexo da economia de um país e, muitas vezes, podem ser um indicador de como as empresas estão se saindo. No dia 26 de julho de 2021, a Bolsa de Valores de Lisboa (PSI20) teve um dia positivo, com várias empresas apresentando um crescimento significativo em suas ações. Entre elas, destacam-se a Mota Engil, o Banco Comercial Português (BCP) e a Galp Energia, que tiveram as maiores subidas do dia.
A Mota Engil, empresa portuguesa do setor de construção e engenharia, teve um crescimento de 3,85% em suas ações, alcançando o valor de 3,39 euros. Esse aumento pode ser atribuído, em parte, ao anúncio de um novo contrato de 125 milhões de euros para a construção de uma nova linha de metrô em Angola. Além disso, a empresa tem apresentado resultados financeiros sólidos, com um aumento de 14% no lucro líquido no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Outra empresa que teve um bom desempenho na bolsa foi o Banco Comercial Português (BCP), com um crescimento de 2,85% em suas ações, atingindo o valor de 0,57 euros. O BCP é um dos maiores bancos de Portugal e tem apresentado uma recuperação gradual após os impactos da pandemia de COVID-19. No primeiro trimestre de 2021, o banco registrou um lucro líquido de 183,6 milhões de euros, um aumento de 36,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Galp Energia, empresa portuguesa do setor de energia, também teve um crescimento positivo em suas ações, com uma valorização de 1,62%, alcançando o valor de 15,40 euros. A empresa tem se beneficiado da recuperação dos preços do petróleo e gás natural, além de estar investindo em energias renováveis, como a solar e a eólica. No primeiro trimestre de 2021, a Galp registrou um lucro líquido de 49 milhões de euros, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esses resultados positivos das empresas portuguesas na bolsa de valores refletem a resiliência da economia do país, que tem se recuperado gradualmente dos impactos da pandemia de COVID-19. O governo português tem adotado medidas para apoiar as empresas e a economia, como o programa de apoio à retoma progressiva, que permite a redução temporária do horário de trabalho e a suspensão de contratos de trabalho.
Além disso, Portugal tem se destacado no cenário internacional por sua gestão eficiente da pandemia, o que tem contribuído para a retomada econômica do país. O turismo, um dos setores mais afetados pela crise, está se recuperando gradualmente com a reabertura das fronteiras e a implementação de medidas de segurança sanitária.
Com a melhora da situação econômica e a confiança dos investidores, é esperado que as empresas portuguesas continuem apresentando um bom desempenho na bolsa de valores. Isso é um sinal positivo para o país, que tem como meta se tornar uma economia mais competitiva e inovadora.
Em resumo, as maiores subidas do dia 26 de julho na Bolsa de Valores de Lisboa foram para a Mota Engil, o Banco Comercial Português e a Galp Energia. Essas empresas têm apresentado resultados sólidos e estão se beneficiando da recuperação gradual da economia portuguesa. Com a continuidade das medidas de apoio do governo e a gestão eficiente da pandemia