No último domingo, 2 de fevereiro, ocorreu a premiação mais aguardada do mundo do entretenimento: o Oscar. E como é tradicional, os fãs e admiradores dos indicados e artistas em geral estavam ansiosos para descobrir quem seriam os grandes vencedores da noite.
Entre os indicados, uma atriz brasileira se destacava: Fernanda Montenegro, que concorria ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “Central do Brasil”. E foi justamente sobre isso que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, decidiu postar em suas redes sociais.
Em uma atitude bastante inusitada, o presidente compartilhou um vídeo com memes que enaltecem e torcem pela vitória de Fernanda Montenegro na premiação. E o que mais chamou a atenção foi o fato de Bolsonaro, conhecido por suas postagens polêmicas, estar apoiando e torcendo por uma figura pública que já se posicionou contra seu governo em diversas ocasiões.
O vídeo, com pouco mais de um minuto, traz imagens de Fernanda Montenegro em diferentes momentos de sua carreira, ao som da música “Uma Brasileira” de autoria de Toquinho e Vinicius de Moraes. A legenda ainda traz uma mensagem de apoio: “Vamos torcer por Fernanda Montenegro no Oscar! Uma brasileira que nos orgulha!”.
A atitude do presidente causou surpresa e até mesmo admiração em muitas pessoas, especialmente por ser uma figura que desperta opiniões tão polarizadas. E isso mostra que, mesmo em meio a divergências políticas, é possível valorizar e reconhecer o talento e a representatividade de uma brasileira que conquistou tanto reconhecimento internacional.
Fernanda Montenegro, com seus 90 anos de idade e mais de 60 de carreira, é uma das maiores atrizes do Brasil. Sua atuação em “Central do Brasil”, filme de 1998 dirigido por Walter Salles, já foi premiada em diversos festivais ao redor do mundo e agora é considerada uma das melhores da história do cinema brasileiro.
Além disso, a atriz é um exemplo de luta e persistência, tendo enfrentado diversos obstáculos e preconceitos ao longo de sua trajetória. Sua representatividade vai além do mundo artístico, sendo também uma inspiração para mulheres, idosos e todos que lutam pela valorização da cultura nacional.
A postagem do presidente Bolsonaro, mesmo que possa ser vista com certo ceticismo por alguns, é uma forma de lembrar a todos a importância de apoiarmos e valorizarmos nossos talentos e representantes, independente de nossas diferenças políticas. E também é uma forma de mostrar ao mundo que o Brasil tem muito a oferecer nas mais diversas áreas, inclusive na arte.
A torcida pela vitória de Fernanda Montenegro no Oscar não se concretizou neste ano, com a atriz perdendo o prêmio para Gwyneth Paltrow em “Shakespeare Apaixonado”. Mas, sem dúvidas, seu legado e importância para o cinema brasileiro e mundial já estão eternizados.
Que essa atitude do presidente sirva como um exemplo de união e respeito pelas nossas conquistas e representantes, mostrando que é possível concordar e apoiar em certos momentos, mesmo com nossas diferenças. E que mais artistas brasileiros, como Fernanda Montenegro, continuem brilhando e nos enchendo de orgulho em premiações internacionais. E quem sabe, em um futuro próximo, possamos comemorar juntos a tão aguardada estatueta dourada do Oscar. Vamos torcer!