O futebol feminino vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade no Brasil e no mundo. Prova disso é a convocação da seleção brasileira feminina para os primeiros amistosos do ano, que são parte da preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será realizada em solo brasileiro. O técnico Arthur Elias anunciou a lista de 26 jogadoras, com uma grande novidade: a catarinense Maiara Carolina Niehues, de apenas 21 anos, que recebe sua primeira oportunidade na equipe principal.
Além de Maiara, outras seis atletas retornam à seleção para esses amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México. Entre elas, destacam-se o retorno da meio-campista Luana, que superou um câncer no sistema linfático e voltou a atuar pelo Orlando Pride (EUA) em setembro do ano passado. Também voltam ao elenco Tamires, Gi Fernandes, Adriana, Jheniffer e Jaque.
De acordo com o treinador, a escolha por essas jogadoras se deu por suas atuações nas ligas e países onde atuam, além de estarem em um bom momento físico e técnico. Arthur Elias também destacou o retorno de Luana à seleção, ressaltando suas qualidades e experiência, e afirmou que a idade não é um fator limitante para a convocação, deixando as portas abertas para todas as jogadoras, independentemente de sua idade.
A volta de Tamires também chamou a atenção na lista de convocadas. A lateral, que tem 38 anos, brilhou com o Corinthians no primeiro Mundial de Clubes feminino, no final de janeiro. Ela não era chamada pela seleção desde a conquista da prata olímpica em Paris 2024, mas sua atuação no torneio e seu retorno ao futebol brasileiro foram decisivos para sua convocação.
Mas os amistosos não são o único foco da seleção feminina neste ano. A diretora de seleções femininas, Cris Gambaré, anunciou durante a coletiva que haverá um amistoso entre Brasil e Estados Unidos, em junho, em local ainda a ser definido. Essa partida será importante para o preparo das brasileiras para o Fifa Séries, que será disputado em abril e reunirá também as seleções do Canadá, Zâmbia e Coreia do Sul.
Os três amistosos da seleção brasileira feminina serão realizados fora de casa, nos dias 27 de fevereiro (contra a Costa Rica), 4 de março (contra a Venezuela) e 7 de março (contra o México). Serão excelentes oportunidades para as jogadoras mostrarem seu potencial e se prepararem para os próximos desafios.
Confira abaixo as convocadas para os amistosos:
GOLEIRAS
– Lelê (Corinthians)
– Thaís (Benfica – POR)
– Cláudia (Cruzeiro)
DEFENSORAS
– Tarciane (Lyon – FRA)
– Mariza (Tigres – MEX)
– Thaís Ferreira (Corinthians)
– Lauren (Atlético de Madrid – ESP)
– Yasmim (Real Madrid – ESP)
– Fê Palermo (Palmeiras)
– Tamires (Corinthians)
– Gi Fernandes (Corinthians)
– Bela (PSG – FRA)
MEIO-CAMPISTAS
– Duda Sampaio (Corinthians)
– Ana Vitória (Corinthians)
– Maiara (Angel City – EUA)
– Brena (Palmeiras)
– Luana (Orlando Pride – EUA)
ATACANTES
– Kerolin (Manchester City – ING)
– Bia Zaneratto (Palmeiras)
– Tainá Maranhão (Palmeiras)
– Gabi Zanotti (Corinthians)
– Jheniffer (Tigres – MEX)
– Luany






