Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina estão prestes a começar, trazendo consigo toda a emoção e competição que só um evento esportivo desse calibre pode proporcionar. Nesta sexta-feira (6), a cerimônia de abertura oficial será realizada no Estádio San Siro, em Milão, com a presença de atletas de mais de 90 países e uma série de apresentações de grandes nomes da música internacional.
Um dos momentos mais aguardados da cerimônia de abertura será a entrada das delegações, conduzidas por seus porta-bandeiras. E para alegria dos brasileiros, a ginasta Rebeca Andrade terá o honroso papel de carregar a bandeira olímpica, ao lado de outras sete personalidades convidadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e a organização dos Jogos. Além disso, os atletas Nicole Silveira (skeleton) e Lucas Pinheiro Braathen (esqui alpino) serão os porta-bandeiras da delegação brasileira.
Rebeca Andrade é a maior medalhista olímpica do Brasil, com seis medalhas conquistadas em sua carreira. Sua participação como porta-bandeira é um reconhecimento de sua grande representatividade e importância para o esporte brasileiro. A ginasta, que recentemente fez história nos Jogos Olímpicos de Tóquio, terá a oportunidade de mostrar sua garra e determinação também nos Jogos de Inverno.
A Olimpíada de Inverno reúne mais de 3 mil atletas de 90 países, em uma competição que promete ser acirrada e emocionante. O Brasil estará presente com uma delegação de 14 atletas, que competirão em cinco das 16 modalidades do evento: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Alguns desses atletas já conquistaram resultados expressivos em etapas da Copa do Mundo, aumentando as expectativas por uma possível medalha inédita para o país.
Entre os brasileiros que participarão dos Jogos de Inverno, destaca-se a presença de Isabel Clark, que em 2011 conquistou o melhor resultado da história do Brasil na competição ao ficar em nono lugar no snowboard cross, durante os Jogos de Turim. Agora, ela é uma das esperanças de medalha para o país.
A abertura dos Jogos de Inverno será realizada simultaneamente em três cidades italianas: Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo. Além das apresentações musicais, a cerimônia contará com a presença de grandes nomes da música internacional, como os cantores Andrea Bocelli e Laura Pausini, os americanos Mariah Carey e o pianista chinês Lang Lang.
O Brasil terá sua primeira participação nos Jogos já nesta terça-feira (10), com os atletas Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva competindo nas provas classificatórias de esqui cross-country. Ao longo dos próximos 15 dias, os brasileiros terão a oportunidade de competir nas mais diversas modalidades e mostrar sua força e habilidade no gelo e na neve.
Confira abaixo a programação completa da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina:
TERÇA-FEIRA (10)
5h15 – Esqui Cross-Country — Sprint feminino (prova classificatória) – Bruna Moura, Eduarda Ribera
5h55 – Esqui Cross-Country — Sprint masculino (classificatória) – Manex Silva
QUARTA (11)
15h30 e 16h27 – Snowboard Halfpipe — Classificação masculina (descida 1 e 2) – Pat Burgener, Augustinho Teixeira
QUINT






