O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quarta-feira (3) os oito concorrentes a Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2025. Essa premiação é uma homenagem aos melhores desempenhos dos atletas brasileiros no ano, e os oito indicados representam a diversidade e o talento do Time Brasil em diferentes modalidades olímpicas.
Entre os homens, os concorrentes são Caio Bonfim (marcha atlética), Henrique Marques (taekwondo), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Yago Dora (surfe). Já entre as mulheres, as indicadas são Gabi Guimarães (vôlei), Maria Clara Pacheco (taekwondo), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Lima (boxe).
O anúncio dos vencedores será feito durante a cerimônia de premiação, no próximo dia 11 de dezembro na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. E é com grande expectativa que aguardamos para saber quem serão os grandes destaques do ano.
Entre as mulheres, temos quatro atletas que brilharam em suas respectivas modalidades. Gabi Guimarães foi um dos destaques da seleção brasileira de vôlei na conquista da medalha de bronze no Campeonato Mundial na Tailândia, onde foi a segunda maior pontuadora geral e eleita a melhor ponteira da competição. Além disso, ela também foi escolhida para a seleção do torneio na Liga das Nações, onde o Brasil ficou com o vice-campeonato.
Maria Clara Pacheco também teve um ano incrível, conquistando a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo na categoria até 57 quilos, na China. Além disso, ela assumiu a liderança do ranking mundial e olímpico e faturou o ouro no Grand Prix de Muju. Um desempenho impressionante para uma atleta tão jovem.
Rayssa Leal, conhecida como “Fadinha do Skate”, deu mais uma prova de seu talento em 2025. Aos 17 anos de idade, ela conquistou o pentacampeonato do STU Pro Tour Rio e ainda venceu as etapas de Miami (Estados Unidos) e Brasília da Street League Skateboarding (SLS). Com seu estilo único e manobras incríveis, Rayssa se tornou um ícone do skate brasileiro e inspira muitas meninas a seguirem seus sonhos.
A quarta candidata entre as mulheres é a pugilista Rebeca Lima, que conquistou a medalha de ouro no Mundial de Boxe em Liverpool, na categoria até 60 quilos. Um feito histórico para o Brasil, que mostra a força e a evolução do boxe feminino no país.
Entre os homens, temos também quatro atletas que se destacaram em suas modalidades. Caio Bonfim foi um dos grandes nomes do atletismo brasileiro em 2025, conquistando o ouro na prova de 20 quilômetros da marcha atlética no Campeonato Mundial em Tóquio, no Japão. Ele também foi prata nos 35 quilômetros no mesmo Mundial, além de conquistar a Copa Brasil e o Troféu Brasil.
Henrique Marques, do taekwondo, também teve um ano brilhante, conquistando um ouro inédito no Campeonato Mundial na categoria até 80 quilos e outro no Grand Prix Challenge de Bangkok, na Tailândia. Com sua técnica e determinação, ele se tornou um dos grandes nomes do esporte no Brasil.
Hugo Calderano, do tênis de mesa, também teve um ano de grandes conquistas. Ele foi o campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa e conquistou






