Dois brasileiros chegaram à final da etapa de Kitakyushu, no Japão, da Copa do Mundo de skate street, mas infelizmente ficaram longe do pódio. Giovanni Vianna e Wallace Gabriel, ambos paulistas, terminaram em quinto e oitavo lugares, respectivamente, na competição deste domingo (30). No entanto, mesmo não conquistando uma medalha, os atletas brasileiros mostraram todo o seu talento e representaram muito bem o país.
A decisão da etapa reuniu os oito melhores skatistas da semifinal, realizada no sábado (29). Os competidores foram avaliados em três voltas pela pista e, em seguida, por três manobras. A pontuação final foi a somatória das notas das melhores volta e manobra. Além disso, o evento também vale pontos para o ranking da World Skate, que define os classificados para a Olimpíada de Los Angeles em 2028.
Giovanni Vianna obteve 163.40 pontos, com destaque para os 75.25 da volta mais bem avaliada e 88.15 da melhor manobra. Já Wallace Gabriel contabilizou somente os 67.05 de uma das voltas, já que não pontuou nas manobras individuais. Apesar de não terem alcançado o pódio, os brasileiros mostraram muita habilidade e técnica durante a competição.
No entanto, o pódio da etapa foi 100% japonês. Os dois primeiros lugares repetiram a classificação da semifinal, com Sora Shirai (170.27) na liderança e Kairi Netsuke (169.78) em segundo. O compatriota Yukito Aoki (165.91) completou o pódio, mostrando a força do skate no Japão.
A final feminina também foi dominada pelas atletas japonesas. A primeira colocação ficou com Ibuku Matsumoto (160.51), seguida por Yumeka Oda, apenas 22 décimos atrás da rival. A australiana Chloe Covell (155.60) ficou em terceiro lugar. As brasileiras Pâmela Rosa e Isabelly Ávila, representantes do país no evento, foram eliminadas nas quartas de final. Mas assim como os atletas masculinos, elas mostraram muita garra e habilidade durante a competição.
Uma ausência sentida na etapa de Kitakyushu foi a da maranhense Rayssa Leal. A jovem skatista, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Paris, priorizou a conclusão do Ensino Médio nesta reta final do ano. No entanto, Rayssa estará presente na disputa do Super Crown, a etapa final do Street League Skateboarding (SLS), considerado o principal circuito da modalidade.
O Super Crown será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A capital paulista receberá o evento pelo quarto ano consecutivo, mostrando a importância do Brasil no cenário do skate mundial. Além disso, a presença de Rayssa Leal, uma das maiores promessas do esporte, certamente atrairá a atenção do público e elevará ainda mais o nível da competição.
Apesar de não terem conquistado uma medalha na etapa de Kitakyushu, os brasileiros Giovanni Vianna e Wallace Gabriel mostraram que o skate brasileiro está em constante evolução e que tem grandes chances de brilhar nas próximas competições. Além disso, a presença de Rayssa Leal no Super Crown é um grande incentivo para os jovens skatistas do país, que sonham em seguir os passos da “Fadinha do Skate”.
O skate é um esporte que vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento no mundo todo. E o






