Atual campeã da AmeriCup, a seleção brasileira masculina de basquete estreou com vitória na noite desta quinta-feira (27) nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Catar. Com uma partida aguerrida e um jogo coletivo muito forte, a equipe brasileira venceu o Chile por 89 a 72, em Valdívia. O próximo jogo será no próximo domingo (30), em São Paulo, e a expectativa é de mais uma grande exibição da nossa seleção.
As Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete reúnem ao todo 16 equipes, divididas em quatro grupos. O Brasil está no grupo C, junto com Colômbia e Venezuela. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, e as três melhores seleções de cada grupo avançam para a segunda etapa da competição.
A seleção brasileira chega com moral após conquistar o título da AmeriCup em setembro, na Nicarágua, após 16 anos de jejum. O time comandado pelo técnico Aleksandar Petrovic conta com sete jogadores que foram campeões nessa competição: Alexey, Caio Pacheco, Georginho, Gui Deodato, Lucas Dias, Nathan Mariano e Léo Meindl. Além deles, o treinador convocou alguns jovens talentos, como o destaque Pedro Pastre, de 18 anos, que conquistou o Globl Jam e a Solidarity Cup.
Mas não é só de jovens promessas que nossa seleção é formada. Jogadores experientes e consagrados também fazem parte do time brasileiro, como os armadores Yago e Márcio, que atuam na Euroliga, e o ala-pivô Bruno Caboclo, que atua na NBA. Infelizmente, Benite, Tim Soares e Didi não estarão presentes nessa primeira fase das Eliminatórias, pois estão se dedicando aos seus respectivos times no exterior.
A estratégia do técnico Petrovic é poupar alguns jogadores para evitar desgaste por causa das longas viagens que teriam que ser feitas até o Japão e a Austrália, onde atuam alguns jogadores brasileiros. Além disso, Bruno Caboclo está se recuperando de uma cirurgia na coluna e também não poderá defender o Brasil nessas partidas.
Mas mesmo com alguns desfalques, nossa seleção está bastante confiante e motivada. Além do título inédito da AmeriCup, o Brasil vem de uma excelente campanha nas Olimpíadas de Tóquio, onde conquistou a medalha de bronze, e está se preparando para trazer mais uma vez a taça da Copa do Mundo para o nosso país.
Na segunda fase das Eliminatórias, as 12 equipes classificadas serão divididas em dois grupos, onde se enfrentarão em jogos de ida e volta. As três primeiras colocadas de cada grupo e a melhor quarta colocada garantem a vaga para o Mundial de basquete. Além das Eliminatórias das Américas, outras competições estão sendo disputadas nas outras regiões do mundo, como Ásia, Oceania, África e Europa, distribuindo um total de 36 vagas para a Copa do Mundo de 2027.
Os próximos jogos do Brasil na primeira fase das Eliminatórias já estão marcados. Após a vitória contra o Chile, a seleção enfrentará a Venezuela no dia 27 de fevereiro de 2026, em São Paulo, e depois a Colômbia no dia 2 de março do mesmo ano, também em casa. Em seguida, em julho de 2026, a equipe brasileira terá pela frente dois jogos fora de casa, contra a Venezuela e a Colômbia.
A estreia com vitória nas Elimin






