Atual campeão da AmeriCup, O Brasil estreia contra o Chile fora de casa nesta quinta-feira (27) nas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino, programada para 2027 no Catar. A seleção enfrentará a forte equipe chilena em uma disputa que promete ser emocionante e repleta de habilidade e técnica por parte dos atletas brasileiros.
As Eliminatórias reúnem ao todo 16 equipes, divididas em quatro grupos. O Brasil está no grupo C, junto com Colômbia, Venezuela e o próprio Chile. Na primeira fase, todas as equipes competem entre si, em partidas de ida e volta. O objetivo é garantir uma das três melhores posições do grupo, para avançar à segunda etapa da competição.
Vale ressaltar que as próximas janelas (rodadas) das Eliminatórias estão previstas para fevereiro/março e julho, o que garantirá ainda mais emoção e disputa intensa entre os times. Os jogos prometem ser ainda mais emocionantes, com a presença das melhores equipes do continente americano.
O Brasil tem grandes chances de avançar à próxima fase, pois conta com jogadores talentosos e experientes, além de novos talentos que estão surgindo no cenário do basquete brasileiro. A equipe contará com sete jogadores que conquistaram o título da AmeriCup em setembro, na Nicarágua: Alexey, Caio Pacheco, Georginho, Gui Deodato, Lucas Dias, Nathan Mariano e Léo Meindl.
Além desses jogadores, o técnico Aleksandar Petrovic também convocou novos talentos, como Pedro Pastre, de apenas 18 anos, que conquistou o Globl Jam e a Solidarity Cup; Mathias Vasquez, de 17 anos, que já atuou com a seleção principal; Wini Braga, de 20 anos, destaque do Minas; Brunão, de 23 anos, campeão dos Jogos Mundiais Universitários (JMY) e do Global Jam; e Zu Júnior, de 22 anos, também campeão do JMU.
Esses novos jogadores, somados à experiência dos atletas que já estão na seleção, prometem uma equipe forte e competitiva, capaz de levar o Brasil à próxima fase das Eliminatórias e, quem sabe, garantir uma vaga para a Copa do Mundo de 2027.
No entanto, alguns jogadores experientes não poderão atuar na primeira fase das Eliminatórias devido a compromissos com seus times no exterior. É o caso de Yago e Márcio, que disputam a Euroliga (Europa), e Gui Santos, que compete na NBA (Estados Unidos). O técnico Petrovic também optou por poupar alguns jogadores, como Benite, Tim Soares e Didi, para evitar desgaste por viagens longas desde Japão e Austrália. Além disso, o jogador Bruno Caboclo está se recuperando de uma cirurgia na coluna.
Mesmo com essas ausências, a seleção brasileira continuará forte e determinada a conquistar a vitória em todos os jogos. O Brasil já provou que é capaz de superar desafios e conquistar importantes títulos, como foi o caso da última edição da AmeriCup, quando a equipe quebrou um jejum de 16 anos sem vencer o torneio.
Os jogadores brasileiros estão motivados e com sede de vitória, e isso ficou claro na última conquista da AmeriCup. A equipe mostrou um basquete de alto nível e uma excelente defesa, o que lhe garantiu o título de forma invicta. Agora, os atletas estão prontos para repetir esse desempenho nas Eliminatórias e garantir uma vaga na próxima Copa do Mundo.
Os pró






