O automobilismo é um esporte que desperta paixão e admiração em todo o mundo. E no Brasil, não poderia ser diferente. Desde a década de 70, o país vem se destacando na Fórmula 1, com grandes nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Entre esses ídolos, Senna é considerado por muitos como o melhor piloto de todos os tempos. E uma das suas grandes conquistas foi a única vitória no GP do Brasil, em 1991, com um carro da equipe McLaren.
Até o ano de 2020, a McLaren era a única equipe a utilizar um motor V12 em seus carros de Fórmula 1. E foi com essa combinação que Senna alcançou a sua única vitória no GP do Brasil, em Interlagos, no dia 24 de março de 1991. Um feito que até hoje é lembrado e comemorado pelos fãs do esporte.
Mas por que essa vitória foi tão marcante? Além de ser a única no GP do Brasil, ela também foi a primeira vitória de Senna em casa, já que ele havia se tornado tricampeão mundial em 1988, 1990 e 1991, mas nunca havia vencido em solo brasileiro. E para completar, foi uma corrida emocionante e cheia de reviravoltas.
Senna largou na pole position, mas teve problemas no início da corrida e caiu para a 5ª posição. Com muita determinação e habilidade, ele conseguiu se recuperar e assumir a liderança a poucas voltas do final, deixando para trás grandes nomes como Nigel Mansell, Alain Prost e Gerhard Berger.
E tudo isso foi feito com um carro que, até então, era considerado inferior aos da equipe Williams, que dominava a temporada. Mas Senna mostrou que, com talento e determinação, é possível superar qualquer obstáculo. E essa vitória se tornou ainda mais especial por ser a primeira e única com um motor V12.
O motor V12 é conhecido por ser um dos mais potentes e desafiadores da Fórmula 1. E sua utilização na McLaren até o ano de 2020 é um marco para a equipe e para a categoria. Afinal, foi com esse motor que Senna conquistou três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991) e 35 vitórias na Fórmula 1.
Além disso, o motor V12 da McLaren também é um dos mais icônicos da história do automobilismo. Seu som único e potência impressionante encantava os fãs e deixava os adversários com medo. E foi esse motor que impulsionou Senna rumo a sua vitória no GP do Brasil em 1991.
A McLaren sempre foi uma equipe inovadora e ousada, e a utilização do motor V12 é mais uma prova disso. Apesar de ser considerado um motor “pesado” e “beberrão”, a equipe acreditava que ele poderia trazer vantagens em determinadas pistas e situações de corrida. E a vitória de Senna no GP do Brasil foi a comprovação de que essa aposta deu certo.
Infelizmente, em 2020, a McLaren anunciou que deixaria de utilizar o motor V12 em seus carros, adotando uma nova tecnologia híbrida. Mas isso não diminui a importância e o legado desse motor na história da equipe e do próprio Ayrton Senna.
Atualmente, a McLaren é uma das equipes mais bem-sucedidas da Fórmula 1, com um total de 182 vitórias e 12 títulos mundiais. E essa vitória de Senna no GP do Brasil em 1991 é um dos momentos mais marcantes dessa trajetória vitoriosa.
Ayrton Senna sempre será lembr






