Edival Pontes, mais conhecido como Netinho, é um lutador paraibano que conquistou o bronze nos Jogos de Paris 2024 e agora, em 2025, faturou a prata no Campeonato Mundial de Taekwondo, em Wuxi, na China. Com apenas 28 anos, Netinho já é considerado um dos grandes nomes do esporte brasileiro e tem uma trajetória de sucesso que inspira muitos jovens a seguirem seus passos.
O vice-campeonato mundial é o segundo na carreira de Netinho, que já havia conquistado a prata na edição de Guadalajara, no México, em 2022. Mas essa conquista não foi fácil, o lutador teve que enfrentar adversários de peso para chegar à final e garantir mais uma medalha para o Brasil.
Logo na estreia, Netinho venceu Maxwuell Watene, das Ilhas Cook, e seguiu para enfrentar o jordaniano Zaid Karrem, prata em Paris, que o havia eliminado nas oitavas da Olimpíada. Mas dessa vez, Netinho saiu vitorioso e avançou para as quartas de final. Nas quartas, o brasileiro não teve dificuldades para derrotar o chinês Cai Zjaoxun e garantir sua vaga na semifinal.
Na semifinal, Netinho enfrentou o iraniano Amir Sina Bakhtiari, campeão mundial júnior em 2028, e mais uma vez mostrou sua força e determinação, vencendo o adversário e garantindo sua vaga na grande final. Porém, na disputa pelo ouro, Netinho acabou sendo superado pelo uzbeque Najmiddin Kosimkhojiev, por 2 rounds a 0, ficando com a medalha de prata.
Mas essa conquista não deixa de ser histórica para o Brasil, que encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Taekwondo com o melhor desempenho da história. Além da prata de Netinho, o país conquistou dois ouros, com Maria Clara Pacheco e Henrique Marques, e mais uma prata, com Milena Titonelli. Com isso, o Brasil ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas, atrás apenas da Turquia e da Coreia do Sul.
Netinho é um exemplo de dedicação e superação. O lutador começou sua carreira no taekwondo ainda criança, aos 10 anos de idade, e desde então vem se dedicando e treinando duro para alcançar seus objetivos. Sua determinação e talento o levaram a conquistar diversas medalhas em competições nacionais e internacionais, e agora, ele é um dos grandes nomes do taekwondo brasileiro.
Além de suas conquistas no esporte, Netinho também é um exemplo fora dos tatames. O lutador é conhecido por sua humildade e simplicidade, sempre tratando todos com respeito e sendo um exemplo de conduta para os jovens que o admiram. Ele também é um grande defensor da importância do esporte na vida das pessoas, principalmente dos jovens, e sempre incentiva a prática de atividades físicas e a busca por um estilo de vida saudável.
Com sua medalha de prata no Campeonato Mundial de Taekwondo, Netinho mostra que é possível alcançar grandes conquistas com determinação, dedicação e trabalho duro. Ele é um exemplo para todos nós, de que com esforço e perseverança, podemos alcançar nossos sonhos e objetivos. E que, mesmo nas derrotas, devemos sempre nos levantar e seguir em frente, pois é isso que nos faz crescer e evoluir.
Parabéns, Netinho, por mais essa conquista! Você é um orgulho para o Brasil e um exemplo de atleta e ser humano. Que sua trajetória continue inspirando muitos jov






