O mercado de ações dos Estados Unidos teve um dia positivo nesta quarta-feira, 17 de novembro, com os principais índices registrando ganhos significativos. O S&P 500, referência para o desempenho das 500 maiores empresas listadas na bolsa de valores americana, valorizou 0,66%, atingindo os 6.783,11 pontos. O Nasdaq, índice que reúne as empresas de tecnologia, avançou 0,94%, alcançando os 23.156,97 pontos. Já o Dow Jones, que representa as 30 maiores empresas dos Estados Unidos, teve um aumento de 0,48%, fechando o dia com 46.959,45 pontos.
Esses resultados positivos foram impulsionados por diversos fatores, como a divulgação de bons resultados financeiros por parte de algumas empresas, a expectativa de uma possível aprovação do pacote de estímulos econômicos pelo governo americano e a melhora no cenário da pandemia de Covid-19.
Uma das empresas que contribuiu para o desempenho positivo do mercado foi a gigante do varejo, Walmart. A empresa apresentou um crescimento de 5,2% nas vendas do terceiro trimestre, superando as expectativas dos analistas. Além disso, a empresa também aumentou suas projeções de lucro para o ano de 2021, o que animou os investidores.
Outra empresa que teve um bom desempenho foi a fabricante de chips, Nvidia. A empresa registrou um aumento de 50% nas vendas do terceiro trimestre, impulsionado pela alta demanda por seus produtos em meio à escassez global de semicondutores. Com isso, as ações da empresa subiram 3,4% no dia.
Além dos bons resultados corporativos, os investidores também estão otimistas com a possibilidade de um novo pacote de estímulos econômicos ser aprovado pelo governo americano. O presidente eleito, Joe Biden, já sinalizou que pretende implementar medidas para impulsionar a economia e combater os impactos da pandemia. Isso pode trazer mais confiança para o mercado e estimular o crescimento das empresas.
Outro fator que contribuiu para o desempenho positivo do mercado foi a melhora no cenário da pandemia de Covid-19. Com a notícia de que a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech apresentou uma eficácia de 95%, os investidores ficaram mais confiantes em relação à recuperação econômica. Além disso, alguns estados americanos estão adotando medidas mais rígidas de combate ao vírus, o que pode ajudar a controlar a disseminação da doença.
Com isso, os investidores estão mais otimistas em relação ao futuro e isso se reflete no desempenho do mercado de ações. O S&P 500, por exemplo, já acumula um ganho de mais de 10% no ano, enquanto o Nasdaq registra um aumento de mais de 30%. Esses números mostram que, apesar dos desafios enfrentados em 2020, as empresas americanas estão se recuperando e apresentando resultados sólidos.
Além disso, o mercado de ações também é um reflexo da economia como um todo. Com a melhora no desempenho das empresas, é possível que haja um impacto positivo na economia americana como um todo, o que pode trazer benefícios para a população, como a geração de empregos e o aumento do consumo.
É importante ressaltar que investir em ações envolve riscos e é necessário ter cautela e conhecimento antes de tomar qualquer decisão. Porém, os resultados positivos apresentados pelo mercado de ações americano mostram que, mesmo em meio a um cenário desafiador, é possível obter bons retornos com investimentos bem planejados.






