As principais praças europeias encerraram a sessão desta quinta-feira (10) com resultados positivos, impulsionados pelos ganhos registados pelos CTT (Correios de Portugal). O PSI20, principal índice da bolsa de Lisboa, fechou o dia com uma valorização de 0,74%, acompanhando a tendência positiva das restantes bolsas europeias.
O dia começou com uma abertura em alta para as bolsas europeias, após a divulgação de dados positivos sobre a economia chinesa. O crescimento de 4,9% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, superou as expectativas dos analistas e trouxe otimismo aos mercados.
No entanto, o grande destaque do dia foi para os CTT, que registaram uma subida de mais de 3%, impulsionando o PSI20 para terreno positivo. Esta valorização surge após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre, que superaram as previsões dos analistas. Os CTT apresentaram um lucro de 19,5 milhões de euros, um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, a empresa anunciou que irá distribuir um dividendo de 0,10 euros por ação, o que agradou aos investidores e contribuiu para a subida das ações. Os CTT têm sido alvo de críticas nos últimos anos devido à queda no volume de correspondência, mas os resultados apresentados mostram que a empresa tem conseguido diversificar os seus serviços e manter-se rentável.
Outro fator que contribuiu para a subida das bolsas europeias foi a expectativa em torno do pacote de estímulos económicos que está a ser discutido pelos líderes da União Europeia. O objetivo é ajudar os países mais afetados pela pandemia de Covid-19 a recuperarem economicamente. Os investidores estão otimistas em relação a este pacote, que poderá impulsionar a economia europeia e, consequentemente, os mercados financeiros.
No entanto, nem todas as bolsas europeias tiveram um dia positivo. O índice DAX, da bolsa de Frankfurt, fechou o dia com uma ligeira queda de 0,06%. Já o CAC 40, da bolsa de Paris, registou uma subida de 0,62%, enquanto o FTSE 100, da bolsa de Londres, encerrou o dia com uma valorização de 0,34%.
Apesar das incertezas em torno da pandemia de Covid-19 e das negociações do Brexit, os mercados financeiros têm conseguido manter-se resilientes e registar ganhos. Os investidores têm mostrado confiança na recuperação económica e têm aproveitado as oportunidades de investimento que surgem.
No mercado cambial, o euro valorizou em relação ao dólar, cotando-se a 1,18 dólares. Já o preço do petróleo registou uma ligeira queda, com o barril de Brent a cotar-se a 43,16 dólares.
Em resumo, o dia foi positivo para as bolsas europeias, com o PSI20 a registar uma subida de 0,74%, impulsionado pelos ganhos dos CTT. Os investidores mostram-se otimistas em relação à recuperação económica e aguardam com expectativa as decisões dos líderes europeus em relação ao pacote de estímulos. Resta agora acompanhar os próximos dias e ver se esta tendência positiva se mantém nos mercados financeiros.






