Luisa Stefani: A primeira brasileira a disputar o WTA Finals
Pela primeira vez em sua carreira, a tenista brasileira Luisa Stefani alcançou um feito histórico. Ao lado da húngara Timea Babos, ela se classificou para o WTA Finals, competição que reúne as oito melhores duplas da temporada. Com uma trajetória de muito trabalho e dedicação, Stefani se tornou a primeira brasileira a disputar esse importante torneio do circuito feminino de tênis.
A confirmação da vaga veio após o vice-campeonato no WTA 500 de Ningbo, na China, encerrado no último domingo (19). Na decisão, Stefani e Babos foram superadas pela dupla formada pela norte-americana Nicole Melichar-Martinez e a russa Liudmila Samsonova, em uma partida emocionante que terminou com o placar de 2 sets a 1, com parciais de 5/7 e 6/4 (10-8).
A notícia foi divulgada pela WTA nesta segunda-feira (20), confirmando que a parceria Stefani e Babos é a sétima melhor do ano. O WTA Finals acontecerá entre 1º e 8 de novembro, em Riad, na Arábia Saudita. Essa será a segunda participação do Brasil na competição, a primeira foi em 2022, com a dupla formada por Beatriz Haddad Maia e a cazaque Danilina.
Com apenas 28 anos, Luisa Stefani tem muito a comemorar em sua carreira. Ela subiu da 22ª para a 17ª posição no ranking mundial de duplas, atualizado nesta segunda-feira (20). Além disso, a paulista conquistou três títulos em 2025, sendo campeã do WTA 250 Open, na capital paulista, e dos WTA 500 de Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França.
A tenista brasileira expressou sua felicidade em conquistar a vaga para o WTA Finals: “Era um dos meus maiores objetivos do ano, então fico ainda mais orgulhosa dessa temporada e de ter a oportunidade de fechar com chave de ouro em Riad entre as oito melhores duplas do mundo”.
Além de ser a primeira brasileira a disputar o WTA Finals, Luisa Stefani também é a primeira medalhista olímpica do tênis brasileiro. Ao lado de Laura Pigossi, ela conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Tóquio, em agosto deste ano. E as conquistas não param por aí, Stefani faz parte da equipe brasileira que disputará os playoffs da Billie Jean King Cup, maior torneio de tênis feminino entre nações, nos dias 15 e 16 de novembro, em Hobart, na Austrália.
A classificação para o WTA Finals é mais um marco na carreira de Luisa Stefani, que vem se destacando cada vez mais no cenário do tênis mundial. Além de ser uma grande conquista pessoal, essa vaga também é importante para o tênis brasileiro, mostrando que o país tem grandes talentos no esporte e que podem competir em alto nível com as melhores do mundo.
O WTA Finals é um torneio que reúne as melhores duplas da temporada, e a classificação de Stefani e Babos é um reflexo do excelente desempenho delas ao longo do ano. Além da dupla brasileira, outras sete parcerias também garantiram sua vaga na competição: Sara Errani e Jasmine Paolini (Itália), Taylor Townsend (EUA) e Katerina Siniaková (República Tcheca), Gabriela Dabrowski (Canadá) e Erin Routliffe (Nova Zelândia), Elise Mertens (Bélg






