O livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa” é uma obra que nos leva a uma viagem emocionante pela história da emigração portuguesa. Escrito pelo historiador da diáspora Daniel Bastos, em parceria com o fotógrafo Luís Carvalhido, este livro é uma homenagem aos milhões de portugueses que deixaram o seu país em busca de uma vida melhor.
No próximo dia 20 de maio, terça-feira, será lançado este livro que promete emocionar e inspirar todos aqueles que tiveram ou têm algum familiar ou amigo que emigrou. Através de fotografias e relatos, o leitor é transportado para as diferentes épocas e locais onde os portugueses deixaram a sua marca.
A emigração portuguesa é um tema que faz parte da nossa história e da nossa identidade como povo. Desde o século XIX, milhões de portugueses deixaram o seu país em busca de melhores condições de vida, de trabalho e de oportunidades. Muitos foram para o Brasil, outros para os Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, entre outros países. Todos eles deixaram a sua terra natal com o coração apertado, mas com a esperança de um futuro melhor.
Ao longo dos anos, a emigração portuguesa foi-se transformando e adaptando às diferentes realidades dos países de acolhimento. No entanto, o sentimento de saudade e a ligação à terra de origem sempre estiveram presentes. E é precisamente essa ligação que é retratada neste livro. Através das fotografias de Luís Carvalhido, podemos ver os monumentos e as homenagens que os emigrantes portugueses deixaram nos países onde se estabeleceram. São monumentos que representam a sua força, a sua coragem e a sua resiliência.
Mas este livro não se limita apenas a mostrar os monumentos físicos. Daniel Bastos também nos presenteia com relatos emocionantes de emigrantes portugueses que partilham as suas histórias de vida. São histórias de superação, de luta, de sucesso e de orgulho nas suas raízes. São histórias que nos mostram que, apesar das dificuldades, os portugueses sempre souberam adaptar-se e deixar a sua marca nos países onde se estabeleceram.
Este livro é, sem dúvida, uma homenagem à coragem e à determinação dos emigrantes portugueses. É uma forma de reconhecer o seu contributo para o desenvolvimento do país e de manter viva a memória daqueles que partiram. É também uma forma de mostrar aos mais jovens a importância da emigração na nossa história e de valorizar as suas raízes.
Além disso, “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa” é uma obra que nos faz refletir sobre a importância da emigração nos dias de hoje. Com a globalização e a facilidade de comunicação e transporte, a emigração tornou-se uma realidade cada vez mais presente. Este livro é uma forma de nos lembrar que, apesar das dificuldades, os emigrantes portugueses sempre souberam manter a sua identidade e a sua ligação ao país de origem.
Em suma, este livro é uma homenagem emocionante e inspiradora à história da emigração portuguesa. É uma obra que nos faz viajar no tempo e no espaço, e que nos mostra a força e a resiliência do povo português. É um livro que deve ser lido por todos, para que possamos valorizar e preservar a nossa história e as nossas raízes. Parabéns a Daniel Bastos